Sejam bem vindos!

Este é um um cantinhos direcionado a todos os apaixonados pela Historia. É destinado também à postagem de materiais para os alunos do CEMTI


quarta-feira, 3 de abril de 2013

Lista de Exercícios






  CIVILIZAÇÕES PRÉ COLOMBIANAS




01. (Fatec-SP) Os astecas e os incas não foram eliminados nem expulsos pelos conquistadores espanhóis devido:
a) ao respeito que os colonizadores tinham pela cultura desses povos.
b) a eles terem se associado aos colonizadores, na exploração dos povos mais fracos.
c) à existência de ouro e prata nas regiões que eles ocupavam e ao interesse dos colonizadores em explorá-los enquanto mão-de-obra.
d) à existência de excedente de produção agrícola e de força de trabalho organizada nessas civilizações.
e) aos tratados com os criollos, que regulamentavam as formas de convivência.

02. (PUC-SP) Sobre as civilizações indígenas americanas no momento da conquista européia, podemos afirmar:
a) Somente os maias e tupis foram escravizados e tiveram sua cultura destruída no processo de conquista e colonização da América.
b) Cheienes, cheroquis, iroqueses e dakotas ocupavam várias regiões na América do Norte, foram exterminados pela colonização francesa, e sua marcha expansionista de norte a sul e de leste a oeste teve como resultado a dominação das terras do atual EUA.
c) Tupis, jês, nuaruaques e caraíbas ocupavam praticamente toda a região do atual território brasileiro, foram caçados para serem transformados em escravos pelos senhores espanhóis e holandeses, cujo objetivo seria vendê-los como produtores de especiarias para o Oriente.
d) Maias, astecas e incas, que viviam na América Central, Vale do México e Região Andina, foram dominados pelos espanhóis no século XVI e perderam autonomia e controle sobre sua sofisticada organização sociocultural e política, permanecendo submetidos através do sistema de encomiendas, mitas ou quatequil que os reduzia a escravidão permanente ou temporária.
e) Os indígenas brasileiros tupis e jês foram exterminados no processo da conquista portuguesa, sendo possível seu conhecimento apenas pela arqueologia.

03. (Cesgranrio-RJ) Os "índios" encontrados pelos espanhóis ao "descobrirem" a América formavam um contingente numeroso com características culturais variadas, tais como:
I - a maioria era constituída de grupos tribais em estágios diversos de desenvolvimento - nômades ou sedentários;
II - Astecas e incas constituíam verdadeiras civilizações, com estruturas políticas e sociais complexas;
III - no caso dos maias, a sedentarização possibilitou a constituição de uma sociedade agrícola e o surgimento de cidades;
IV - predominavam as comunidades de guerreiros, que dividiam com os sacerdotes a posse das melhores terras.
Assinale se estão corretas apenas:
a) I e II
b) II e III
c) I e IV
d) I, II e III
e) I, III e IV

06. (UFSM-RS) "Os guerreiros constituíam um dos grupos mais importantes na sociedade asteca. No início, eram escolhidos entre os indivíduos mais corajosos e valentes do povo. Com o tempo, entretanto, a função de guerreiro começou a ser passada de pai para filho, e apenas algumas famílias, privilegiadas, mantiveram o direito de ter guerreiros entre os seus membros."
(KARNAL, Leandro. A Conquista do México.São Paulo: FTD, 1996. p. 13.)
O texto faz referência à sociedade asteca, no século XV, a qual era;
a) guerreira e sacerdotal, formada de uma elite política que governava com tirania a massa de trabalhadores escravos negros.
b) igualitária e guerreira, não conhecendo outra autoridade senão a sacerdotal, que também era guerreira.
c) comunal, com estruturas complexas, sendo dirigida por um Estado que contava com um aparelho administrativo, judiciário e militar.
d) hierarquizada e guerreira, visto que o Imperador era, ao mesmo tempo, o general do exército asteca e o sumo pontífice sacerdotal.
e) igualitária, guerreira e sacerdotal: todo guerreiro era um sacerdote e todo sacerdote era um guerreiro.

07. (UFMS) Leia o texto a seguir, que trata de um importante momento da história americana, a conquista espanhola do México.
"O encontro entre o velho e o novo mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo particular: é uma guerra, ou melhor, como se dizia então, a Conquista. Um mistério continua ligado à conquista; trata-se do resultado do combate. Por que esta vitória fulgurante, se os habitantes da América são tão superiores em número a seus adversários, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do mundo pré-colombiano: como explicar que Cortez, liderando algumas centenas de homens, tenha conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de várias centenas de milhares de guerreiros?"
Todorov, Tzvetan. 1996. A conquista da América: a questão do outro. Trad. De Beatriz P. Moisés. São Paulo: Martins Fontes, p. 51.
Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
(01) os espanhóis eram superiores aos indígenas em matéria de armas; além disso, o impacto bacteriológico que os conquistadores de além-mar causaram sobre o Império Asteca, ao trazerem doenças como a varíola, provocou muitas baixas no exército mexicano, dificultando a resistência imposta aos invasores europeus.
(02) Cortez foi confundido com uma divindade mitológica dos astecas, fato que causou forte impacto psicológico sobre muitos mexicanos durante os primeiros momentos da conquista.
(04) ao atravessar regiões outrora conquistadas e colonizadas pelos astecas, o exército de Cortez chegou a ser visto como um tipo de libertador da tirania mantida por Montezuma, prova de que o México antigo não era um Estado homogêneo, mas sim um conglomerado de povos subjugados pelos astecas.
(08) aos olhos dos povos conquistados pelo Império Asteca, tanto os antigos quanto os novos invasores tinham muitas semelhanças: a prática de destruir a memória dos vencidos para poderem escrever a história a seu modo; as tentativas de apagar a religião dos conquistados, ao destruírem seus monumentos sagrados; a pilhagem de suas riquezas; a cobrança de impostos; o roubo e o saque das aldeias, incluindo o rapto de mulheres; a violência física e a exploração do trabalho escravo.
(16) ao reconhecer a superioridade bélica do exército de Cortez. Montezuma rapidamente se converteu ao catolicismo e passou a ser súdito do rei da Espanha, assim permanecendo até sua morte, ocorrida em 1517, o que facilitou, em muito, a conquista do México.

08. (Unama-AM) "Presságios funestos, clarões no céu, vozes lamentando-se no espaço e incêndios inexplicáveis marcaram o ano "um cana" dos Astecas, 1519 do calendário cristão. Pelo calendário indígena, o ano "um cana" caracterizava-se pelo mito de Quetzalcoatl, marcado pelo retorno da "serpente de plumas", ser estranho e poderoso, que lançava raios e possuía cavalo."
Adaptado de: Jacques Soutelle. A civilização Asteca. RJ: Zahar, 1987, p. 102
O texto acima refere-se à visão que:
a) os espanhóis tinham dos Astecas: povos com mitos e crenças não-cristãs.
b) os astecas possuíam deles mesmos, pois eram povos supersticiosos e acreditavam em muitos deuses e mitos.
c) os astecas tiveram para interpretar a chegada dos espanhóis, "confundidos" ou identificados com seus mitos e crenças.
d) os astecas tiveram dos povos que compunham seu império não cristão, depois da chegada dos europeus, em 1519.

09. (Sepeb) No texto a seguir, Tzvetan Todorov faz uma indagação:
"(...) Um mistério continua ligado à Conquista da América; trata-se do resultado do combate. (...) Se nos limitarmos à conquista do México, a mais espetacular, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do mundo pré-colombiano: como explicar que Cortez, liderando apenas algumas centenas de homens, tenha conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de várias centenas de milhares de guerreiros?"

A resposta correta à questão colocada é:
a) pela falta de resistência dos astecas aos espanhóis aliada à oposição interna, feita pelos sacerdotes contra Montezuma, comandados pelo seu irmão, que queriam impor a utilização dos Códices.
b) pela capacidade de Cortez em buscar mecanismos de comunicação com as populações indígenas, ao compreender a língua e o funcionamento da sua sociedade. Isso possibilitou o entendimento do "outro" e facilitou a dominação do Império Asteca.
c) em função da existência de esquemas mítico-religiosos dos astecas e o sucesso quase imediato da ação catequética dos missionários jesuítas.
d) os espanhóis, apoiados incondicionalmente pelas populações indígenas, trouxeram doenças, que mataram o soberano Montezuma.
e) em função das rivalidades internas do Império Asteca aliadas à incrível superioridade numérica e bélica do exército espanhol que impôs uma rendição imediata dos astecas.

10. (UEM-PR) Sobre o período pré-colonial da história das Américas, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
01) Muito antes da chegada de Cristóvão Colombo, a América já era ocupada por povos que viviam de formas extremamente variadas. Tais formas iam da organização tribal, como a dos povos que habitavam a região onde hoje está localizado o litoral brasileiro, até vastos impérios, como os dos astecas e incas.
02) Os maias habitavam a região que hoje compreende o sul do México, a Guatemala e a Península de Yucatán;
ua base econômica era a agricultura, sobretudo do milho.
04) Os maias, os incas e os astecas se organizavam em sociedades revestidas de um caráter sagrado; a religião participava intimamente da vida cotidiana desses povos e todas as funções dirigentes ganhavam legitimidade graças aos rituais religiosos que os cercavam.
08) Assim como os demais povos nativos das Américas, os astecas e os incas se organizavam em sociedades igualitárias, ou seja, não ocorriam distinções sociais entre os membros daqueles povos.
16) Os primeiros habitantes da região litorânea do Brasil, que os portugueses da frota de Cabral encontraram, eram praticantes de uma agricultura primitiva, itinerante, realizada através de métodos rudimentares, como a coivara.
32) As tribos indígenas que viviam na região oeste da América do Norte eram as únicas que haviam domesticado os cavalos previamente à chegada dos europeus. Essa fato foi imortalizado no cinema nos filmes de "faroeste".

11. Sobre a civilização asteca estudamos que se fixaram em uma área próxima ao Lago Tenochtitlan. A partir dela, conquistaram cidades e povos, formando um grande império.
Observando o contexto, assinale V (verdadeiro) e F (falso) nas alternativas que destacam as características guerreiras dos astecas.
( ) A guerra era uma das atividades centrais dos astecas.
( ) Os astecas usavam seus guerreiros para proteger povos mais enfraquecidos, apesar de dominá-los.
( ) Os astecas dominavam outras sociedades, obrigando-as a pagar tributos.
( ) Os tributos pagos aos chefes astecas na forma de produtos, como cacau e ouro, após a dominação.
( ) Apesar das guerras, os astecas não dominaram muitos povos e usavam de forma inadequada suas riquezas.

12. Dentro da multiplicação de sociedades que habitavam a América pré-colombiana, três civilizações se destacaram devido às suas organizações sociais, políticas, econômicas e religiosas. Assinale a alternativa abaixo que descreve essas civilizações.
(a) Mesopotâmicos, Maias e Astecas.
(b) Incas, Maias e Astecas.
(c) Incas, Maias e Egípcios.
(d) Astecas, Olmecas e Egípcios.





 Atenção alunos do 2º ano, Lista de Revisão sobre Povos Pré Colombianos, respondam pra corrigirmos na próxima aula.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário