Sejam bem vindos!

Este é um um cantinhos direcionado a todos os apaixonados pela Historia. É destinado também à postagem de materiais para os alunos do CEMTI


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Música e História

Atenção turminha do 2º ano -Texto para ser usado na atividade abaixo.
Índios - Legião Urbana - Composição: Renato Russo
Quem me dera
Ao menos uma vez
Ter de volta todo o ouro
Que entreguei a quem
Conseguiu me convencer
Que era prova de amizade
Se alguém levasse embora
Até o que eu não tinha

Quem me dera
Ao menos uma vez
Esquecer que acreditei
Que era por brincadeira
Que se cortava sempre
Um pano-de-chão
De linho nobre e pura seda

Quem me dera
Ao menos uma vez
Explicar o que ninguém
Consegue entender
Que o que aconteceu
Ainda está por vir
E o futuro não é mais
Como era antigamente.

Quem me dera
Ao menos uma vez
Provar que quem tem mais
Do que precisa ter
Quase sempre se convence
Que não tem o bastante
Fala demais
Por não ter nada a dizer.

Quem me dera
Ao menos uma vez
Que o mais simples fosse visto
Como o mais importante
Mas nos deram espelhos
E vimos um mundo doente.

Quem me dera
Ao menos uma vez
Entender como um só Deus
Ao mesmo tempo é três
Esse mesmo Deus
Foi morto por vocês
Sua maldade, então
Deixaram Deus tão triste.

Quem me dera
Ao menos uma vez
Acreditar por um instante
Em tudo que existe
E acreditar
Que o mundo é perfeito
Que todas as pessoas
São felizes...

PERGUNTAS

01. Que contexto histórico está sendo abordado na letra da música Índios, composta por Renato Russo?

02. Escolha uma parte do texto que demonstre o quanto brutal foi o processo de dominação dos povos americanos pelos europeus.

03. Depois da chegada dos europeus, as estruturas sociais, políticas e econômicas dos indígenas foram totalmente alteradas. Identifique algumas dessas mudanças que acometeram esse povos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário