Sejam bem vindos!

Este é um um cantinhos direcionado a todos os apaixonados pela Historia. É destinado também à postagem de materiais para os alunos do CEMTI


quarta-feira, 3 de abril de 2013

Resumo

TREZE COLÔNIAS INGLESAS
Antecedentes:
Durante o século XVII, diversos grupos ingleses emigraram para a América do Norte. Estes grupos eram compostos, em grande parte, por puritanos, ou seja, protestantes calvinistas que eram perseguidos na Inglaterra por suas crenças religiosas e ideias contra o absolutismo do rei. Os primeiros puritanos chegaram em 1620, no navio Mayflower e se fixaram em Plymouth, Massachusetts. Outros grupos se estabeleceram em outras regiões, totalizando treze colônias. Situadas na costa leste da América do Norte, essas colônias foram criadas em épocas diferentes e não mantinham vínculos de dependência entre si. As treze colônias da América do Norte viriam, futuramente, a formar o país que conhecemos atualmente como Estados Unidos.
AS TREZE COLÔNIAS:
As treze colônias da América do Norte foram fundadas dentro de uma ideia do mercantilismo europeu conhecida como Pacto Colonial. Neste caso, a Inglaterra era a metrópole. As treze colônias estavam divididas em colônias do norte, colônias do centro e colônias do sul. As colônias do norte compreendiam as regiões de Massachusetts, Nova Hampshire, Rhode Island e Connecticut.n As colônias do centro compreendiam as regiões de Nova York, Nova Jersey, Pensilvânia e Delaware. Por sua vez, as colônias do sul compreendiam as regiões de Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia. O modelo de colonização variava de região para região. Enquanto o centro e o norte foram colonizados sob modelo de colônia de povoamento, o sul foi colonizado sob modelo de colônia de exploração.
AS COLÔNIAS DE POVOAMENTO:
O centro e o norte foram colonizados pelos ingleses sob o modelo de colônia de povoamento. Isto ocorreu devido ao clima temperado, muito parecido com o clima da Inglaterra. Os produtos cultivados por lá não concorriam diretamente com os produtos ingleses. Assim, desenvolveu-se um sistema de produção baseado no trabalho livre, na pequena propriedade e na policultura, sendo que a produção era voltada para o mercado interno.n Esta liberdade econômica permitiu um rápido desenvolvimento da produção de manufaturas e das atividades comerciais com outros povos, bem como da pesca e da siderurgia.
AS COLÔNIAS DE EXPLORAÇÃO
O sul foi colonizado pelos ingleses sob o modelo de colônia de exploração. O clima do sul era subtropical, diferente do clima da Inglaterra. Eram cultivados produtos que não havia no mercado europeu, o que estimulou um controle maior por parte dos ingleses. Assim, desenvolveu-se um sistema de produção baseado no trabalho escravo negro, na grande propriedade e monocultura, cuja produção estava voltada para o mercado externo. As colônias do sul dependiam essencialmente de suas relações econômicas com a metrópole, para onde exportavam seus produtos tropicais, como algodão e tabaco.
http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-moderna/treze-colonias/resumo-treze-colonias-da-america-do-norte/

Turminha do 2º ano estou postando este resumo para ajudá-los a responderem as questões do capítulo 4.
Bons estudos, Francidéia Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário